Como destravar o potencial do Capital Catalítico

Nos últimos anos, cresceu muito o interesse pelo chamado “capital catalítico” como uma ferramenta bastante eficaz de investimento para impacto social. O capital catalítico inclui títulos de capital, dívidas, garantias e outros investimentos que aceitam um nível elevado de risco e retorno se comparados a investimentos tradicionais, para gerar um maior impacto e permitir investimentos de terceiros que de outra forma não seriam possíveis. O conceito se relaciona intimamente com o Venture Philanthropy, e muitas vezes eles são utilizados juntos em estratégias de impacto.

Mas o capital catalítico, embora tenha crescido bastante nos últimos anos, ainda pode crescer muito mais e gerar enorme impacto social positivo. Segundo o mais recente relatório Accelerating Impact: Catalytic Capital in Asia-Pacific, Latin America, Africa and Europe produzido pela AVPN , Latimpacto , African Venture Philanthropy Alliance (AVPA) e Impact Europe com apoio do Catalytic Capital Consortium , o capital catalítico ainda responde por apenas 5% do total de investimentos de impacto no mundo. A pesquisa abordou principalmente o potencial de crescimento das regiões da Ásia-Pacífico, América Latina e África.

O estudo aponta que instituições financeiras de desenvolvimento, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, fundações e Family offices foram historicamente os principais provedores de capital catalítico, mas nos últimos anos gestores de private wealth, como fundações e high net worth individuals (HNWIs) têm se interessado cada vez mais por essa modalidade. Os principais desafios à expansão do capital catalítico são relacionados à governança, para que que seja possível estruturar acordos de investimento adequados aos atuais requisitos operacionais, legais e regulatórios.

Compartilhamento de aprendizados é fundamental

Cada região tem suas particularidades e contextos, mas é possível abordar desafios compartilhados sobre como alocar o capital catalítico por meio do intercâmbio de conhecimentos e aprendizados compartilhados entre diversas regiões. Por exemplo, investidores na Ásia, América Latina, África e Europa têm o mesmo desafio de navegar por ambientes legais e regulatórios por vezes difíceis e obscuros enquanto buscam fechar transações de capital catalítico. Esse desafio pode ser superado conjuntamente aprendendo sobre exemplos e cases de diferentes regiões, por meio de parcerias com intermediários e pela colaboração com pares.

Como já mostramos em um artigo anterior, ainda faltam cerca de 4 trilhões de euros anuais para que seja possível cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU. A adoção massiva do capital catalítico pode ser um ponto de virada para que seja possível atingir as metas. O estudo Accelerating Impact traz diversos cases de sucesso de cada região e recomendações para destravar todo o potencial do capital catalístico. Leitura obrigatória para quem está interessado no investimento de impacto!

Como embaixadores do modelo de Venture Philanthropy no Brasil, o Instituto Órizon compartilha o que há de mais recente no debate e implementação de formas inovadoras de investimento para o impacto social. Esta é a nossa causa!

Compartilhe:

Veja também

Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar a usar o Instituto Órizon, registraremos que está de acordo. Saiba quais dados são recolhidos acessando nossa Politica de Privacidade.

Quer tranformar também?