Criando é parceira do Instituto Órizon para apoiar a captação de recursos das OSCs

O ESG foi destaque no mercado financeiro em 2020.

A captação de recursos talvez seja o maior desafio para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Afinal, sem recursos é impossível concretizar o propósito da organização e transformá-lo em geração de impacto social. Auxiliar as OSs que atuam com educação a profissionalizar e potencializar sua captação de recursos foi um dos nossos principais objetivos quando criamos o Instituto Órizon. Em nosso primeiro edital de apoio, que contemplou três OSCs educacionais no final de 2021, a maioria das organizações que se inscreveram citaram a captação de recursos como seu principal desafio. Agora, estamos trabalhando com as três contempladas, o Colégio Mão Amiga, o Pró Saber SP e a Rede Cruzada, assessorando-as na implementação de seus Planos Estratégicos de Mobilização de Recursos.

Nessa missão, temos como parceiros a Criando, uma consultoria especializada em captação de recursos, gestão sustentável e desenvolvimento institucional para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e negócios sociais. Fundada em 2003, a Criando tem o propósito de contribuir para o profissionalismo e a sustentabilidade das OSCs por meio de orientação, planejamento e capacitação para que, no cumprimento de suas finalidades, obtenham resultados comprovados para a sociedade que as mantêm. Eles já assessoraram mais de 170 organizações, que beneficiam mais de 200 mil pessoas. Conversamos com Michel Freller, fundador e diretor da Criando, que deu detalhes sobre a atuação deles e o trabalho que estão desenvolvendo em parceria com o Órizon e nossas OSCs contempladas.

Falta de planejamento é o principal obstáculo à captação

Michel conta que a Criando foi procurada pelo Órizon para ser uma parceira no processo de seleção das organizações finalistas do edital. “Fomos efetivamente contratados para executar este trabalho e tivemos uma atuação muito próxima e alinhada com a equipe do Órizon. O relacionamento se estendeu para além do processo seletivo em questão, pois as próprias organizações vencedoras, posteriormente, nos contrataram para uma revisão do diagnóstico realizado ao longo da avaliação para o edital e para assessorá-las na implementação do Plano Estratégico de Mobilização de Recursos”, explica o diretor da consultoria. “Estar ao lado do Órizon, contribuindo para o desenvolvimento institucional e a sustentabilidade financeira do Mão Amiga, do Pró Saber SP e da Rede Cruzada, é fonte de muito orgulho e satisfação para a equipe da Criando”, completa.

Ele afirma que, sem dúvida, a grande dificuldade das OSCs em captar recursos é a falta de planejamento. “Infelizmente, isso é ainda bastante comum entre as organizações da sociedade civil. Ações descoordenadas, sem foco e metas, muitas vezes realizadas por pessoas sem expertise, geram resultados insatisfatórios ou aquém do potencial institucional. Investir em processos de planejamento de mobilização de recursos e contratar profissionais especializados em captação são movimentos que, a médio prazo, certamente alavancam bons resultados”.

Crise da Covid-19 estimulou doações

Sobre como a pandemia da Covid-19 e a crise econômica impactaram a captação de recursos das OSCs, Michel lembra que, em todas as crises, existem pessoas e empresas que ganham dinheiro, e que, nesses momentos, a vontade de ajudar quem precisa, leva esses que mantiveram sua renda a doar. “A pandemia deixou as mais de 100 milhões de pessoas empregadas preocupadas com as 15 milhões sem emprego. As doações aconteceram como nunca, tanto em dinheiro como em cestas básicas. As organizações que entenderam a oportunidade e estavam bem planejadas surfaram nesta onda e captaram mais do que anos anteriores”, afirma.

Após a fase de revisão do diagnóstico elaborado para o processo relativo ao edital, a Criando iniciou a assessoria propriamente dita às OSCs contempladas. O diretor da consultoria explica como está sendo feito esse trabalho agora. “Mantemos reuniões semanais com as diretorias e as equipes envolvidas na captação de recursos para cada organização e apoiamos, de forma bastante individualizada, todas as atividades inerentes à busca da sustentabilidade financeira. Participamos da criação de apresentações para visita a grandes doadores, da seleção de captadores de recursos, da elaboração de projetos com e sem incentivo fiscal e de muitas outras ações, conforme o andamento do trabalho em cada uma das organizações. Neste caminho construímos um relacionamento de confiança e amizade com as equipes, o que tornou o trabalho, além de produtivo, agradável para todos”.

Estamos muito satisfeitos com essa parceria com a Criando, pois a consultoria compartilha dos nossos valores e propósito e da nossa metodologia baseada nos conceitos do Venture Philanthropy. Neste trabalho próximo, já estamos vendo os resultados nas OSCs apoiadas pelo Órizon, e temos certeza de que essa parceria ainda renderá muitos frutos!

Para saber mais:
Criando – Site oficial

Compartilhe:

Veja também

Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar a usar o Instituto Órizon, registraremos que está de acordo. Saiba quais dados são recolhidos acessando nossa Politica de Privacidade.

Quer tranformar também?