Já mostramos aqui como a cultura de doação tem crescido no Brasil, mais ainda há espaço para crescer ainda mais. Falamos, por exemplo, sobre a Pesquisa Doação Brasil 2022 do IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), apontando que 48% dos brasileiros fizeram ao menos uma doação em dinheiro no ano passado. Já falamos também sobre como aumentar esse percentual, e uma iniciativa que está completando dez anos em 2023 tem exatamente esse objetivo: o Dia de Doar , que neste ano acontece no dia 28 de novembro.
Sobre o Dia de Doar
A data surgiu em 2012 nos EUA com o nome de #GivingTuesday, aproveitando o embalo das datas importantes para o comércio que acontecem em novembro, como a Black Friday e a Cyber Monday. No ano seguinte, o movimento chegou ao Brasil e hoje é organizado e liderado pela ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) e pelo Movimento por uma Cultura de Doação, com apoio de diversas outras instituições. A proposta é promover a generosidade por meio de uma campanha de comunicação descentralizada para organizações da sociedade civil, empresas e outras entidades.
Além de captar recursos para as diversas ações sociais, o objetivo do movimento é criar um vínculo maior entre a população, organizações e instituições do terceiro setor, mobilizando as pessoas para caminharem em direção a uma cultura mais solidária. O bacana é que, como é um movimento descentralizado, a marca, os materiais, manuais, etc, são todos disponibilizados para que cada um que queira participar possa se apropriar e criar sua própria iniciativa. Tudo está disponível gratuitamente no site do Dia de Doar.
Em 2022, cerca de 28 milhões de pessoas foram impactadas pela campanha do Dia de Doar, e foram arrecadados mais de R$ 4,5 milhões. Para este ano, a expectativa é de atingir até 35 milhões de pessoas e aumentar significativamente o volume de doações. O Dia do Doar está completamente alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Agenda ONU 2030, que busca construir um mundo mais sustentável e igualitário.
Então, se sua organização social precisa dar uma turbinada em sua captação de recursos neste final de ano, o Dia de Doar é uma excelente oportunidade! Aproveite todos os materiais gratuitos disponíveis e capriche na divulgação para sua comunidade para que todos façam uma doação e postem nas redes sociais com a hashtag #DiadeDoar, para estimular outras pessoas a fazerem o mesmo gesto.
Ainda dá tempo de organizar tudo para o dia 28 de novembro ser o Dia D, de Doar!