Dia 24 de janeiro é comemorado o Dia Mundial da Educação. A data foi estabelecida em 2018 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de assinalar o papel da educação para a paz e o desenvolvimento. De acordo com a Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), atualmente 262 milhões de crianças e jovens em todo o mundo não frequentam a escola, e 617 milhões não sabem ler nem fazer cálculos matemáticos básicos.
Para a Unesco, os países só conseguirão alcançar a igualdade de gênero e quebrar o ciclo de pobreza que atravessa gerações investindo em uma educação inclusiva e equitativa, de qualidade e com oportunidades para todos. A educação um direito assegurado no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e consta como o ODS 4, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU. A resolução que instituiu o Dia Internacional da Educação convocou os Estados-membros da Nações Unidas, as organizações ligadas à ONU, a sociedade civil, organizações não-governamentais, instituições acadêmicas, setor privado e indivíduos a fazer sua parte para concretizar esse objetivo.
Desafios para o futuro da educação
Assegurar a todas as crianças e adolescentes o direito a terem uma educação de terem uma educação de qualidade é fundamental. Mas, além de aprenderem a ler, escrever e fazerem contas de matemática, o mundo moderno exige novas habilidade e capacidades, e muitas vezes as escolas ainda não estão preparadas para isso. Por exemplo, o ensino de tecnologia, o letramento digital, e o ensino para um desenvolvimento sustentável, são hoje imperativos. O Relatório da Unesco sobre o Futuro da Educação, lançado em 2021, fala sobre esses novos desafios.
Hoje, as escolas que atendem as regiões mais desenvolvidas e as crianças de famílias mais ricas já abordam esses temas, mas se não houver um esforço para universalizar esse novo currículo, a desigualdade social, que já é imensa, tende a se agravar ainda mais. Aprender sobre programação, algoritmos, robótica, biotecnologia e sustentabilidade deve ser uma possibilidade para todas as crianças e adolescentes. Já a educação ambiental deve ser integrada a todas as matérias do currículo escolar, de forma interdisciplinar.
Reflexões sobre o Dia Mundial da Educação
Em 2023, o tema do Dia Mundial da Educação é “Para investir nas pessoas, priorize a educação”. A data será dedicada às meninas e mulheres do Afeganistão, que, após a volta do Taliban ao poder, foram privadas de seu direito à educação.
O Instituto Órizon foi criado com o mesmo objetivo da ONU ao instituir o Dia Mundial da Educação: Integrar o setor privado, as organizações sociais e o poder público para desenvolver ações e soluções que proporcionem uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, para um futuro melhor, com desenvolvimento social e sustentabilidade ambiental. Essa é nossa razão de existir!
Para saber mais:
Dia Internacional da Educação será dedicado a meninas e mulheres afegãs – ONU