Os dias 13 e 20 de novembro são as datas mais importantes de 2022 no calendário da Educação e de 3,4 milhões de estudantes que sonham cursar uma faculdade. Nesses dois domingos, será realizada e edição 2022 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A nota do exame vale muito para quem pretende fazer um curso superior, seja nas universidades públicas ou na rede privada.
História e importância do Enem
Nos 24 anos desde que foi criado, o Enem se tornou um dos mais importantes instrumentos de avaliação da Educação Básica. Além de ter democratizado o acesso ao ensino superior, em última instância, o Enem transformou o próprio currículo escolar, em especial no Ensino Médio. A partir de 2024, aliás, a Matriz de Referência do Enem, que prevê o que cai no exame, será reformulada para contemplar melhor o currículo do Novo Ensino Médio. A reformulação dessa etapa do ensino, aprovada em 2021, avança nos conceitos de transdisciplinaridade que o próprio Enem trouxe para a educação brasileira.
Vamos lembrar um pouco dessa história. O Enem foi criado em 1998, para ser um instrumento de avaliação de como os estudantes saíam da educação básica. Em 2009, houve uma importante reformulação na metodologia, para que o exame se tornasse de fato um instrumento de acesso à educação superior. A partir de 2020, os estudantes podem escolher entre realizar o tradicional exame impresso ou fazer o Enem Digital.
Hoje, as notas do Enem são utilizadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona para vagas nas universidades públicas, e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas para estudo em instituições privadas de ensino superior, além de ser necessário para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece crédito para pagar parte das mensalidades nas faculdades privadas. Até universidades internacionais atualmente aceitam o Enem em seu processo seletivo, entre elas 50 instituições de Portugal. Além disso, o exame segue tendo um papel fundamental para pesquisas, estudos e desenvolvimento de indicadores educacionais.
O que vai cair no Enem 2022?
Os estudantes que prestarão o Enem 2022 terão que responder a um total de 180 questões de múltipla escolha, mais a redação. No primeiro dia, serão 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas e a redação. No segundo dia, serão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. Entre os temas das questões, nos últimos anos, a área de linguagens teve tópicos como análise de discurso, interpretação de texto, estrutura textual e domínio lexical (de vocabulário). Nas ciências humanas, sempre caem assuntos ligados a História do Brasil Colônia, geografia agrária e filosofia moderna.
Muita gente não sabe que as provas do Enem são corrigidas por um sistema “antichute”, a Teoria de Resposta ao Item (TRI). As perguntas são pré-classificadas entre fáceis, médias e difíceis, e é esperado que o candidato acerte mais as fáceis. Se ele errar uma fácil e acertar uma difícil sobre o mesmo assunto, o sistema dá um peso menor a esse acerto provavelmente chutado.
Já a temida redação avalia cinco competências, cada uma valendo 200 pontos, totalizando os 1000 pontos da nota máxima. A Competência 1 avalia o Domínio da modalidade formal da língua portuguesa; a competência 2 aborda a compreensão da proposta de redação, com o uso de conceitos de várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Já a competência 3 trata da organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; enquanto a 4 avalia o conhecimento de mecanismos linguísticos para construir uma argumentação; e a 5, a e laboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sete erros podem levar à anulação da redação: Fuga ao tema, Desobediência ao formato de dissertação, Folha em branco ou com menos de 7 linhas, Cópia dos textos motivadores, Desenhos e sinais gráficos impróprios, Partes desconexas ou com assinatura, e Texto escrito em língua estrangeira ou com letra ilegível.
Para quem for prestar o Enem neste ano, boa sorte! Temos certeza de que você se preparou o melhor possível para aproveitar essa oportunidade de ingressar no ensino superior. Confira no link abaixo todas as informações importantes para quem vai fazer o exame.
Para saber mais:
Tudo sobre o Enem 2022 – G1 Educação