Famílias empresárias e de alta renda estão interessadas no investimento de impacto social

Venture Philanthropy: o mindset do private equity aplicado ao investimento de impacto social

Frente aos grandes desafios que a humanidade enfrenta atualmente – das mudanças climáticas e destruição do meio ambiente à grande desigualdade de renda, as consequências da pandemia da Covid-19 e o extremismo político – têm crescido entre as famílias empresárias e de alta renda a conscientização de que eles precisam ser parte da solução.

Essas famílias geralmente possuem uma estrutura profissional de gestão dos seus recursos, os chamados family offices, que cuidam dos investimentos e aplicações financeiras. Esses family offices têm um papel importante no ecossistema de empreendedorismo e das startups, como alocadores de venture capital, e estão cada vez mais se aproximando do ecossistema de impacto social.

Segundo o Family Office Report, divulgado pela consultoria INEO em 2020, as famílias empresárias e de alta renda estão interessadas em temas como filantropia, ESG e investimentos de impacto. As movimentações do mercado em torno dessas temáticas e o interesse das gerações mais novas das famílias, que estão agora assumindo a gestão dos recursos, explicam o crescimento do interesse.

Um artigo do Blog do Quintessa sobre o relatório traz alguns dados relevantes: por exemplo, 26% das famílias aumentaram o seu envolvimento com a filantropia durante a pandemia. 47% pretendem alocar entre 1% e 10% de seu portfólio em investimentos de impacto, enquanto 12% pretendem alocar entre 11% e 50%. Mas ainda há muitos desafios para que esse engajamento se transforme de fato em investimentos de impacto social. 70% das famílias não conhecem o impacto social e ambiental dos ativos nos quais investem, e e 35% ainda nem começou a estudar o tema.

Venture Philanthropy é o modelo ideal de investimento

O importante é que há ainda muito investimento potencial para ser “destravado” nessa área das famílias empresárias e de alta renda. Estamos em um momento de transição, em que aumenta o interesse nessa área mas essas famílias ainda precisam entender melhor como funciona na prática. Essa missão de comunicar e divulgar os mecanismos de investimento de impacto, portanto, é fundamental.

E é essa a missão do Instituto Órizon. Fomos criados com o objetivo de divulgar o conceito de Venture Philanthropy como uma das mais efetivas ferramentas de investimento de impacto social. O Venture Philanthropy tem tudo a ver com esse movimento das famílias empresárias e de alta renda em alocar recursos para o impacto social. Essas famílias têm maior autonomia sobre a alocação do seu patrimônio e pensam no legado positivo que vão deixar, assim podem se comprometer com investimentos a longo prazo. Além disso, podem contribuir com outros recursos além do financeiro, como conhecimento, por meio de mentorias, e sua rede qualificada de contatos no mercado. Esses também são pilares do Venture Philanthropy.

O Instituto Órizon seguirá nessa missão, pois acreditamos que todos temos responsabilidade na construção de um futuro melhor, e quem tem mais recursos tem ainda mais responsabilidade! Pessoas, famílias e organizações bem-sucedidas podem destinar não só recursos financeiros, mas seu conhecimento, experiência e conexões, para ajudar quem precisa. Vamos em frente!

Para saber mais:
Venture Philanthropy e Negócios de Impacto: O papel das famílias empresárias – Blog do Quintessa

Compartilhe:

Veja também

Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar a usar o Instituto Órizon, registraremos que está de acordo. Saiba quais dados são recolhidos acessando nossa Politica de Privacidade.

Quer tranformar também?