Em 2024, o Brasil está no centro das atenções do mundo. Isso porque, pela primeira vez, nosso país assume a presidência do G20, o grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Durante todo o ano serão realizadas cerca de 130 reuniões dos grupos de trabalho e forças-tarefas, dos mais diversos temas, trabalho que culminará na cúpula do G20, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro. Um dos temas que estão sendo discutidos neste ano pelo G20 são as oportunidades para filantropia.
Nesse sentido, uma das novidades apresentadas para 2024 pela presidência brasileira – que elegeu como prioridades o combate à fome, pobreza e desigualdade; desenvolvimento sustentável; e reforma da governança global – é a criação do G20 Social. Um espaço de diálogo e contribuição da sociedade civil perante os debates políticos.
Pautas do G20 são um caminho para explorar oportunidades para filantropia
Segundo matéria do portal GIFE sobre as oportunidades do G20 para a filantropia, o G20 Social será formado por 13 grupos e oferece um espaço inédito para o tema. O GIFE, referência brasileira no tema do Investimento Social Privado (ISP), a partir de uma articulação com outras organizações internacionais, integra o GT 9 do grupo de engajamento do C20 (Civil Society 20, braço da sociedade civil do G20).
Como lembra a professora de Relações Internacionais Flávia Loss na matéria, o G20 será, um grande espaço de networking entre iniciativas filantrópicas. Gerando dialogo entre os EUA, Europa e outras economias desenvolvidas e os países em desenvolvimento, dos quais o Brasil é um dos principais.
Por isso, o G20 é uma oportunidade ímpar para nosso país se firmar como um importante hub da filantropia global. Dessa maneira, além de atrair iniciativas para enfrentar os problemas sociais aqui do Brasil, também podemos ajudar a conectar países menores e mais vulneráveis às principais ações filantrópicas globais. A primeira reunião dos GTs do C20 aconteceu em março no Recife.
Oportunidades para filantropia brasileira pode se mostrar para o mundo
As prioridades definidas pela presidência brasileira são muito familiares às instituições filantrópicas e organizações sociais que atuam no Brasil. Se você atua em uma dessas instituição, este é o momento de mostrar seu trabalho para o mundo. Considere dialogar com as principais referências globais em filantropia e, quem sabe, potencializar sua oferta social por meio de parcerias e campanhas de captação.
Como vimos em situação recentes como a pandemia da Covid-19 e a série de eventos climáticos extremos, nenhum ente sozinho consegue dar conta. Seja os governos, o setor privado ou a sociedade civil. Porém, com uma articulação e coordenação bem-feita, a união dos esforços desses três setores da sociedade consegue fazer muito. O G20 é uma oportunidade para que isso aconteça!
Veja mais sobre investimento filantropo no Instituto Órizon
O Venture Philanthropy é a nossa principal ferramenta para transformar a sociedade. Aqui no Instituto Órizon utilizamos essa modalidade para impactar organizações sociais voltadas a educação e auxiliar não apenas com investimento financeiro, mas também estratégico. Navegue pelo site e conheça mais sobre nosso trabalho.