Desde o início do ano, o Instituto Órizon conta com o apoio da Farmax, uma das maiores indústrias de cosméticos e produtos de higiene pessoal do Brasil. Com 42 anos de história, a Farmax, guiada pelo propósito de levar cuidado, bem-estar e beleza para todas as pessoas, já investia em ações de sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade e inclusão. Em 2021, a empresa foi adquirida pelo Vinci Partners, um dos fundos de Private Equity que formam o Órizon, e isso levou a uma aproximação e interesse da Farmax no conceito de Venture Philanthropy, que buscamos popularizar no Brasil.
O compromisso da Farmax com os temas ligados ao ESG se devem em grande parte à prioridade que o CEO da empresa, Ronaldo Ribeiro, dá a essa temática. Com mais de 25 anos de experiência em grandes empresas de produtos de consumo, Ronaldo é uma das Lideranças de ImPacto do Pacto Global da ONU, iniciativa parte do Pacto Global para a implantação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Ele ficou responsável no Brasil pelo ODS 3, que trata de Saúde e Bem-estar. Em especial, Ribeiro quer atuar com o tema da saúde mental nas organizações, que o interessa tanto do ponto de vista profissional quanto pessoalmente.
Foco na saúde mental dentro das organizações
Ele conta que conheceu o Pacto Global quando ainda trabalhava na Unilever, por volta de 2008. “Cheguei à Farmax, em 2018 e em 2019 já desenhamos um roadmap com a ambição de longo alcance de metas de desenvolvimento sustentável. Dentro desse contexto de vida profissional, algo da minha vida pessoal também me chamou a atenção, em relação à saúde mental: o fato de perceber uma sociedade em acelerada transformação. Eu tenho duas filhas, ao vê-las conectadas nas redes sociais com mil seguidores, fico pensando em qual é o tamanho dessa pressão social, de como lidar com tudo isso, nessa sociedade que evolui tão rápido”. Além dessa consciência, um episódio de forte stress no trabalho, ainda no começo de carreira, levou Ribeiro a prestar mais atenção à própria saúde física e mental. “Um dia, minha pálpebra do olho esquerdo começou a pulsar, fui no médico e ele falou que eu não tinha nada, só bastante stress, e que eu precisava de uma válvula de escape. Comecei a nadar, depois a correr, e desde então, há quase 20 anos, entendi a importância que tem esse cuidado”.
Lideranças têm papel fundamental nas mudanças
Ribeiro acredita que é muito importante as lideranças de seus setores se posicionarem de forma positiva nos temas relacionados ao ESG e às ODSs, em especial sobre a saúde mental, uma questão que afeta diretamente a vida das pessoas e as organizações. “Li um artigo da McKinsey que fala da força que a liderança tem na influência do seu time. Os líderes podem impactar em até 80% a saúde mental dos seus liderados e o clima organizacional. Quando assumimos a responsabilidade de falar sobre isso, conseguimos influenciar muitas pessoas, gerar insights positivos, sejam nossos times mas também nossos pares, líderes de outras organizações, inclusive fora da iniciativa privada”.
Venture Philanthropy para reduzir a desigualdade social
O CEO disse que considera a ideia do Venture Philanthropy “bárbara, incrível”, pela oportunidade de ensinar aspectos da gestão empresarial que podem ser úteis em organizações sociais e ao mesmo tempo apoiar causas nobres. “Eu acredito muito no Venture Philanthropy como uma forma de reduzir a desigualdade social de maneira acelerada. O VP, na minha opinião, pega quem tem poder econômico, poder de capital, poder de influência, e coloca essas pessoas para acelerar a redução da desigualdade, para acelerar a redução daquela base da pirâmide social que tanto sofre por escassez, com os conceitos de gestão”.
Ele considera que a conexão do ODS 3 com o propósito da Farmax e com o conceito de Venture Philanthropy faz todo o sentido. É exatamente o que a gente acredita. Foi uma aproximação natural bastante feliz quando eu conheci o Instituto, saí da reunião falando ‘nossa que legal’, porque muitas vezes não temos como canalizar nossos desejos de transformação social e foi um ótimo conceito que nós conhecemos”, afirma.
Entre as ações que já estão sendo planejadas dentro desta parceria está a primeira iniciativa de voluntariado corporativo na Farmax, com o objetivo de sensibilizar todo time, desde as lideranças, da importância de se engajar. Certamente iremos falar ainda muito desta e de outras ações por aqui!