Investimentos de impacto socioambiental crescem 60% em um ano no Brasil

Investimentos de impacto socioambiental

Em 2021, os investimentos de impacto socioambiental somaram R$ 18,7 bilhões em 2021 no Brasil. O valor é 60% superior aos R$ 11,5 bilhões investidos em 2020. Os números constam do Relatório de Investimentos de Impacto no Brasil de 2021, publicado pela ANDE (Aspen Network of Development Entrepeneurs), com patrocínio da Fundação Grupo Boticário, Fundo Vale e Potencia Ventures. A crise gerada pela pandemia da Covid-19 entre 2020 e 2021 explica esse grande crescimento.

O desemprego, aumento da inflação e dificuldades no acesso à digitalização trazidos pela pandemia levaram ao aumento do interesse dos investidores sociais em ações e empreendimentos de combate à pobreza, trabalho decente, educação e saúde. Temas como biodiversidade, conservação de ecossistemas e, em especial, ações para enfrentar as mudanças climáticas também registraram crescimento. Com a estabilização da situação da Covid e o aumento da conscientização sobre a questão ambiental e as mudanças climáticas, o meio ambiente deve receber ainda mais atenção nos próximos anos.

Em 2021 também foi o primeiro dos dez anos cruciais que temos pela frente até chegar em 2030 tendo cumprido a maior parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). As ODSs estão cada vez mais na pauta das grandes empresas e fundos de investimento, e com o avanço do ESG, ações financiadas pelo setor privado e norteadas por essas 17 metas devem seguir crescendo nos próximos anos. 71% dos investidores de impacto ouvidos na pesquisa têm suas estratégias de investimentos de impacto socioambiental alinhadas aos ODSs.

Diversidade no perfil dos investimentos de impacto socioambiental ainda é desafio

Vale a pena para investidores, empreendedores sociais e todos que atuam ou tem interesse nessa área ler e analisar o relatório, que é muito completo e traz diversos dados interessantes. Uma temática que chama a atenção e foi mapeada pelo estudo é a questão da diversidade entre os investidores de impacto social. A pesquisa concluiu que esse universo ainda é predominantemente branco e masculino.

Entre os 210 funcionários com cargo de liderança consultados, apenas 22 não são brancos, e entre os 162 representantes com cargo de conselho, somente três não são brancos. A diversidade de gênero é um pouco maior, mas ainda um desafio. Entre 240 membros com cargos de liderança, 169 são homens e 72, mulheres. Entre os 250 conselheiros, são 83 mulheres e 167 homens. A maior diversidade no perfil dos investidores de impacto é fundamental para que as ações financiadas por eles também beneficiem um quadro mais diverso de pessoal. Afinal, a desigualdade social e a pobreza são intimamente ligadas à desigualdade racial e de gênero

O estudo mostrou ainda que 71% do capital dos investidores é oriundo de recursos investidos com expectativa de retorno financeiro. A mesma porcentagem, 71%, é a participação dos chamados HNWI (High Net-Worth Individuals, ou Indivíduos com Elevando Patrimônio Líquido) na composição do passivo dos fundos de investimento. Entre os tipos de empreendimentos em que eles buscam investir, 81% estão relacionados a soluções que melhoram ativamente o bem-estar de um grupo de pessoas ou a condição do ambiente natural.

A ANDE é uma rede global de organizações, que impulsiona o empreendedorismo nas economias em desenvolvimento, fornecendo apoio financeiro e não financeiro a pequenos empreendimentos que estão em crescimento. O Instituto Órizon compartilha da filosofia do ANDE de fornecer não apenas recursos financeiros, mas também a expertise trazida do campo dos investimentos para fortalecer os empreendimentos sociais.

O Vinci Impacto e Retorno, parte da Vinci Partners, um dos fundos mantenedores do Órizon, foi uma das organizações de investimento social que responderam à pesquisa. Acreditamos que os dados levantados no estudo são fundamentais para guiarem os próximos passos não só do Órizon, mas de todo o ecossistema de investimento de impacto, para que os investimentos de impacto socioambiental e o impacto gerado por eles sigam crescendo ainda mais!

Compartilhe:

Veja também

Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar a usar o Instituto Órizon, registraremos que está de acordo. Saiba quais dados são recolhidos acessando nossa Politica de Privacidade.

Quer tranformar também?