O Instituto Órizon nasceu com o propósito de investir em ações e ongs ligadas a educação que fazem a diferença. Pois consideramos que esse campo é com o maior potencial para transformações positivas na vida das pessoas e da sociedade em geral. De acordo com a nova edição do Censo GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), não estamos sozinhos nesta missão. O levantamento, que ouviu 137 organizações associadas ao GIFE, apontou que a educação é o foco da maior parte do Investimento Social Privado (ISP) no Brasil.
Já falamos aqui no Linkedin do Órizon sobre o ISP, e, como um instituto formado por fundos de Private Equity para disseminar o conceito de Venture Philanthropy no Brasil, funcionamos direcionando o ISP a organizações sociais com um reconhecido trabalho no campo da educação, para potencializar sua oferta social. Segundo o Censo GIFE, quase R$ 2 bilhões oriundos dos ISPs foram investidos na educação brasileira. A quantia corresponde a 42% do valor total de 4,8 bilhões de reais aplicados pelos ISPs no ano. A educação também é o tema principal de 71% das organizações pesquisadas que têm algum tipo de atuação própria, e é o foco prioritário de 33% das organizações.
Investimento Social Privado e a educação
A educação é tradicionalmente a área que recebe mais investimentos do ISP, mas a participação desta área vem caindo desde a primeira edição do Censo GIFE, realizado em 2016. Se hoje 71% das organizações atuam com temas educacionais, esse número era de 84% em 2016. Isso significa que, desde então, muitos outros temas entraram no radar dos ISPs. Inclusão produtiva, empreendedorismo e geração de renda, por exemplo, tiveram um crescimento expressivo.
Essa diversificação é importante, contudo, precisamos manter a atenção. A educação ainda é o campo com maior potencial de transformação social e, mesmo com avanços, o Brasil está longe de garantir qualidade a todos. Falamos bastante aqui no Linkedin do Órizon sobre os desafios nesse campo, dos problemas de infraestrutura e falta de valorização docente à dificuldade de se incorporar a tecnologia no ensino e melhorar os índices de aprendizado em matemática, por exemplo.
O alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) do Pacto Global da ONU é outra tendência detectada no Censo GIFE. A incorporação dos ODS na estratégia de atuação das organizações associadas passou de 55% em 2018 para 80% em 2022. O ODS 4, Educação de Qualidade, é o compromisso no qual os ISPs mais se veem alinhados (68%). Esse é outro dado que corrobora essa área como a principal prioridade dos investidores sociais privados.
Continuando o trabalho com ONGs ligadas a educação
Chegando ao nosso quarto ano de atuação, seguiremos buscando formas de potencializar o trabalho de quem faz a diferença na educação aqui no Instituto Órizon! Além de trazer os conteúdos mais relevantes sobre essa área e como ela se relaciona com o Investimento Social Privado, estamos preparando novas ações e frentes de atuação. Em breve anunciaremos novidades!