Aqui nos canais do Instituto Órizon sempre falamos sobre o importante papel do Investimento Social Privado (ISP) para a transformação digital. Já falamos, por exemplo, que a equidade racial deve ser um dos focos do ISP. Outra área em que os recursos privados são essenciais para complementar o investimento público é na educação. Sabemos que garantir uma educação pública de qualidade é um dos maiores desafios do nosso país. E embora seja papel do Estado assegurar esse direito, sabemos também que os desafios são complexos, estruturais e urgentes — e nenhum setor, sozinho, dá conta de enfrentá-los.
Nesse contexto o ISP se torna um aliado fundamental. Ele não substitui o investimento público – nem deve substituir – mas atua como um complemento estratégico, apoiando soluções inovadoras, fortalecendo políticas públicas e contribuindo para acelerar melhorias na qualidade da educação.
Organizações da sociedade civil, institutos e fundações empresariais que investem em educação pública trazem não só recursos financeiros, mas também conhecimento técnico, capacidade de inovação, articulação entre setores e uma atuação colaborativa, que amplia o impacto e a efetividade das ações. O ISP permite, por exemplo:
- Testar e escalar práticas pedagógicas inovadoras;
- Apoiar a formação de professores e gestores;
- Fortalecer redes de ensino com gestão mais eficiente;
- Contribuir para políticas públicas mais robustas e sustentáveis.
Também falamos muito por aqui sobre o venture philanthropy e como esse modelo de ISP traz vantagens interessantes para organizações sociais focadas na educação. O venture philanthropy é um caminho promissor para o fortalecimento da gestão e das práticas inovadoras na educação. Essa modalidade visa fortalecer a capacidade institucional e operacional das entidades apoiadas, potencializando sua capacidade de gerar impacto social positivo. Isso proporciona mais efetividade institucional, melhores resultados e permitem que as OSCs consigam se tornar sustentáveis a longo prazo.
Quando setor público e setor privado social caminham juntos, quem ganha são os estudantes, os educadores e toda a sociedade. Superar os desafios da educação exige soma, não substituição. O Investimento Social Privado é parte dessa construção coletiva por uma educação pública mais justa, inclusiva e de qualidade para todos.
Você representa um fundo de investimento ou outra entidade do setor financeiro, ou empresas investidas pelo capital privado, e quer também reforçar sua agenda ESG investindo na educação?
Vamos conversar! O Órizon está buscando novos parceiros para ajudar a transformar o ensino público no Brasil. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como fazer parte dessa corrente!