Relatório de Atividades 2023: fortalecimento de nosso ecossistema

Relatório-atividades-2023

O Relatório de Atividades 2023 marca o segundo ano completo de funcionamento do Instituto Órizon. Iniciamos nossas atividades com o primeiro edital de apoio a organizações da sociedade civil que atuam no campo da educação, em 2021. Ao longo de 2022, começamos o trabalho com as quatro OSCs selecionadas no edital: o Colégio Mão Amiga, o Pró-Saber SP, a Rede Cruzada e a Fundação Iochpe. Portanto, em 2023, foi o momento de consolidar esse apoio, e fortalecer o verdadeiro ecossistema que se formou em torno do Órizon.

Nossa ideia sempre foi criar essa rede, aproximando a OSCs de diversos atores que poderiam não só oferecer um apoio financeiro, mas também apoiar as organizações sociais em suas necessidades de gestão. Além, é claro, potencializar o impacto social deste investimento. Este é um dos princípios do Venture Philanthropy, que busca aplicar princípios da indústria de investimentos privados (Private Equity) ao investimento social, modelo adotado pelo Órizon.

Principais números do relatório de atividades 2023

O relatório de atividades 2023 traz números relevantes, como os mais de R$ 6,5 milhões em captação alavancados para as OSCs apoiadas por esse ecossistema, com R$ 660 mil doados diretamente pelo Instituto Órizon pelo modelo de Venture Philanthropy. Desse modo, esses recursos beneficiaram mais de 4 mil pessoas, especialmente as crianças e adolescentes atendidos pelos projetos das OSCs apoiadas. Mas o relatório busca também apresentar o impacto que vai além dos números, criado pelo fortalecimento deste ecossistema.

O ecossistema Instituto Órizon engloba, além das OSCs apoiadas e dos nossos fundos fundadores – Pátria Investimentos, SPX Capital, Vinci Partners e Warburg Pincus – nossas parceiras institucionais, que contribuem financeiramente com nossas ações – Austral Holdings, Grupo Cura, D’Or Consultoria, Domino’s, Farmax, Tempo Assist e Vero Internet – e nossos parceiros técnicos, que contribuem com suas expertises para apoiar as OSCs – Bain & Company, Criando Desenvolvimento Institucional, Global Frontis Consulting, PwC, Pinheiro Neto Advogados, Tide Social e Wide.

Novas parcerias trouxeram envolvimento real das pessoas

Com uma sensação de dever cumprido, assistimos em 2023 a todos esses atores começarem a colaborar entre si. Ficamos muito felizes na atuação sem necessariamente ter o Órizon como intermediário. Criando conexões e fortalecendo ações que já existiam. Por exemplo, a Fundação Iochpe e o Colégio Mão Amiga, junto com empresas também ligadas ao nosso ecossistema, como a Farmax, realizaram um programa de mentoria de alunos, baseado na plataforma Mentorare, de formação profissional.

Outra parceria bem-sucedida realizada em 2023 foi a campanha de doações para o bazar do Pró-Saber SP. Essa foi uma campanha realizada em parceria com a Cura Diagnósticos, empresa investida pelo Vinci Partners, um dos fundos que formam o Órizon. Além disso, com ações diretas, demos continuidade e aprofundamos o trabalho de monitoramento com equipes voluntárias dos fundos e parceiros nas OSCs apoiadas.

Esses exemplos refletem bem o que queremos construir aqui: o envolvimento real das pessoas que atuam no setor privado e no universo financeiro para causar impacto social positivo, por meio da melhor ferramenta que temos para isso: a educação. Essa é a nossa causa, e é muito gratificante ver como ela desperta a vontade de fazer em todos que cruzam nosso caminho!

Dessa maneira, no que passou, seguimos investindo em comunicação e disseminação de conteúdo sobre impacto social e educação no site do Instituto Órizon, nas redes sociais, em especial aqui no nosso Linkedin, e no podcast Conecta Órizon. Muitos conteúdos foram produzidos com base nas pesquisas e ações da Todos pela Educação. Organização referência em políticas públicas para a educação, com quem reforçamos nossa parceria institucional em 2023.

Caminhos apontados pelo relatório de atividades 2023

Trazemos esses resultados no relatório de atividades 2023 com a sensação de dever cumprido. Agora em 2024, estamos consolidando e expandindo ainda mais nosso apoio a quem está fazendo a diferença para a educação brasileira. Ao final de 3 anos completos de atuação do Instituto Órizon, concluimos um ciclo que começou lá atrás, ainda em 2021. Sendo assim, esse resultado demonstra que nosso impacto nas organizações apoiadas se consolida e aprofunda com o tempo, o que comprova um dos princípios do Venture Philanthropy. Estamos iniciando novos ciclos, mas seguimos expandindo e integrando esse ecossistema criado no primeiro ciclo. O que já fizemos deu certo, e com esse conhecimento gerado faremos muito mais!

Compartilhe:

Veja também

Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar a usar o Instituto Órizon, registraremos que está de acordo. Saiba quais dados são recolhidos acessando nossa Politica de Privacidade.

Quer tranformar também?