O Colégio Mão Amiga, uma escola filantrópica localizada no bairro Jd. Santa Júlia, na cidade de Itapecerica da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, foi uma das três organizações sociais contempladas no primeiro Edital de Apoio do Instituto Órizon para quem faz a diferença na educação. Fundado em 2006, o colégio atende atualmente a 693 crianças e adolescentes de baixa renda com um ensino formal de excelência, desde a educação infantil até o ensino médio, além de atividades culturais, artísticas e esportivas no contraturno escolar, atendendo também as famílias e a comunidade.
O Projeto Pedagógico do Mão Amiga se pauta na formação integral, abrangendo todas as dimensões do indivíduo e o desenvolvimento de valores humanos sólidos. A conscientização socioambiental é abordada em toda a vida escolar, com ênfase na disciplina de Participação Social e em projetos de voluntariado dos alunos. A missão do colégio é quebrar o ciclo da pobreza, formando cidadãos transformadores, através de uma educação integral de excelência.
Para falar mais sobre a história do Colégio, como foi participar do Edital, como o Órizon irá ajudar a organização e sua visão sobre o futuro da educação do Brasil, falamos com a Renata Prado, Diretora de Gestão Institucional. Confira a entrevista!
1. Conte uma curiosidade sobre a organização social.
Curiosidade 1
O Colégio Mão Amiga iniciou suas atividades em 2006 somente com 48 crianças na educação infantil. A cada ano, novas turmas da educação infantil foram criadas, à medida que os alunos mais velhos avançavam uma série, até que, em 2019, os primeiros alunos e alunas concluíram o ensino médio.
Curiosidade 2
No ano de 2016 os primeiros alunos do Mão Amiga se formaram no ensino fundamental, no entanto, como ainda não havia o ensino médio, eles precisaram deixar o Colégio para estudar em escolas públicas da região. Graças a ajuda de dois investidores, o ensino médio foi inaugurado em 2018, permitindo que a maioria destes estudantes pudesse retornar ao Mão Amiga.
2. Qual a sua visão de futuro para a educação do Brasil?
Uma educação de qualidade acessível para todos é ainda um sonho para o Brasil, marcado por tantas desigualdades. Acreditamos que somente com uma educação integral de qualidade, que contemple uma consistente formação acadêmica, sólida formação humana e que gere verdadeira inclusão e cooperação é capaz de formar cidadãos transformadores. Formar pessoas capazes de responder criativamente às necessidades de um mundo complexo e dinâmico desenvolvendo sua singularidade ao mesmo tempo que se relacione com os outros e o mundo.
3. Qual a diferença que o Órizon vai trazer para a organização?
O Instituto Órizon está trazendo ao Colégio Mão Amiga uma oportunidade singular de fortalecimento institucional que proporcionará maior sustentabilidade financeira, melhorias no atendimento e ampliação do número de beneficiários.
4. Do processo do edital, o que você acha que já serviu de aprendizado para a organização?
Desde a inscrição no edital do Instituto Órizon até a seleção do Colégio Mão Amiga como uma das três organizações contempladas pelo projeto, acreditamos que nossa equipe tenha aprendido muito, desenvolvendo um olhar mais analítico e criterioso em relação às suas práticas, sobretudo nas áreas de gestão, comunicação e mobilização de recursos. As últimas etapas do processo seletivo proporcionaram consultorias com especialistas nestas e em outras áreas, permitindo à nossa equipe analisar a realidade atual da organização sob novos pontos de vista, identificando problemas que já estavam presentes, bem como oportunidades de aperfeiçoamento.
5. Onde você quer que a organização esteja daqui a dez anos?
Queremos que o Colégio Mão Amiga, daqui a dez anos, seja um polo de educação, cultura e desenvolvimento social de referência nacional, proporcionando educação básica, educação para jovens e adultos, ensino técnico e diversos projetos de educação, cultura, arte e esporte para a comunidade do Jardim Santa Júlia e para comunidades de outras periferias brasileiras. Queremos ser uma referência de humanismo integral na educação, colocando a pessoa no centro e criando as condições necessárias para o desenvolvimento integral e comunitário através de uma cultura de encontro e de inclusão.
Para saber mais
Colégio Mão Amiga – Site oficial– Site oficial